Vila do Abraão

A Charmosa Vila do Abraão

Sabe aquelas vilas de interior, super charmosas com suas casinhas coloridas, suas ruas de pedras e aquele povo hospitaleiro? A Vila do Abraão é assim! Repleta de lojinhas de artesanatos, bares temáticos, restaurantes, pousadas, padarias e mercadinhos; com uma grande vantagem…não é permitido carros. 

Ou se anda a pé ou de bicicleta, e a natureza agradece feliz!

Vila do Abraão artesanato
Vila do Abraão
Vila do Abraão

É na Vila do Abraão que existe a melhor infraestrutura da Ilha Grande: posto de saúde, posto policial, bombeiros, escolas, mercados, padarias, farmácia e dois cais (o Cais do Turismo e o Cais da Barca), que são os principais pontos de chegada de turistas do continente.

Vila do Abraão
Vila do Abraão_Posto Policial
Vila do Abraão_Cais do Turismo

A Vila do Abraão também é morada do santo padroeiro da Ilha Grande: São Sebastião! 

No centro da praça fica a Igreja de São Sebastião, referência histórica e cultural da Ilha Grande, cuja construção, data de meados do século XVIII.

E todo dia 20/01 tem festa na vila! Com procissão, barraquinhas de comidas e bebidas, fogos de artifício e até forró pé de serra, pra celebrar o santo padroeiro.

Vila do Abraão_Igreja de São Sebastião

E já que estamos falando de referências históricas e culturais, aqui na Vila do Abraão temos muitas outras, como: as ruínas do Lazareto e o Aqueduto

Ruínas do Lazareto – Hospital, inaugurado em 1886 pelo imperador D. Pedro II, que servia como um abrigo provisório para imigrantes que chegavam da Europa contaminados pela cólera. Foi transformado em colônia penal em 1940 e finalmente demolido em 1954. Em suas ruínas, pode-se ver até hoje, as masmorras do antigo presídio.

Vila do Abraão_Ruínas do Lazareto 1
Vila do Abraão_Ruínas do Lazareto 2
Vila do Abraão_Ruínas do Lazareto 3

Aqueduto – Com o objetivo de abastecer de água o Lazareto, a construção do aqueduto foi solicitada pelo próprio imperador D. Pedro II. Em 1873, os 26 arcos, distribuídos em 125 metros de pura beleza, foram erguidos pelas mãos de escravos à base de pedras e óleo de baleia.

Vila do Abraão_Aqueduto 1

E pra quem curte a natureza, aqui é o lugar! A Vila do Abraão além de ser ponto de partida para todos os passeios de barco e trilhas da ilha, também possuí encantadoras praias e cachoeiras, como a Praia de Abraãzinho, a Praia da Areia Preta com suas areias medicinais e a Cachoeira dos Escravos (famoso Poção), mas isso, é papo para um outro post.

Vila do Abraão_Praia do Abraãozinho 1
ViladoAbraao_PraiaPreta
ViladoAbraao_CachoeiradosEscravos

E você, já esteve na Vila do Abraão? Deixe aqui nos comentários, qual é o seu cantinho preferido da Vila 😉

Compartilhe

15 comentários em “A Charmosa Vila do Abraão”

  1. Silvio Cesar Novoa Amendola

    Nesse momento eu estou na Vila do Abraão, aqui e um paraíso, um melhor lugar do Rio de Janeiro, olha que eu sou um carioca da gema, sempre quando posso estou aqui.

    1. Melhor lugar do Rio de Janeiro! Concordamos plenamente com vc Silvio! A Ilha Grande é paraíso e a Vila do Abraão é nosso tesouro.

  2. O nascer do sol nos meses de outono e inverno visto do mirante no caminho pra praia preta é encantador, não tem dinheiro que pague.

    1. Izabela, isso é verdade! A gente adora fazer pinics lá naquelas mesinhas e contemplar o pôr do sol, depois de um dia de praia ou caminhada no Parque

  3. Adoro passear no final da tarde na Vila e ver o por do sol ,depois ver as lojinhas ,assistir à missa no domingo na igrejinha e curtir um forró a noite !!!!Fora as praias da Ilha que são deliciosas !!Volto para o Rio com a energia renovada !!

      1. RENATA DE PAULA DE FIGUEIREDO

        Moro em Petrópolis/RJ e simplesmente amooooooo a vila do Abraão, essa semana conheci o restaurante Manjericão, que delícia de lugar, comida, e o atendimento 10 de toda a equipe, principalmente da atendente Fernanda.

        1. Renata, que bom que vc ama a nossa Vila tão querida. Anotamos a dica do restaurante e vamos divulgar aqui para nossos hóspedes.

    1. Oie Myriam! Renovação é realmente a palavra certa para o que a Vila do abraão faz com a nossa alma e o nosso corpo, né?! Tb amamos assistir ao pô do sol daqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *