A Charmosa Vila do Abraão
- ,
- , Vila do Abraão
Sabe aquelas vilas de interior, super charmosas com suas casinhas coloridas, suas ruas de pedras e aquele povo hospitaleiro? A Vila do Abraão é assim! Repleta de lojinhas de artesanatos, bares temáticos, restaurantes, pousadas, padarias e mercadinhos; com uma grande vantagem…não é permitido carros.
Ou se anda a pé ou de bicicleta, e a natureza agradece feliz!
É na Vila do Abraão que existe a melhor infraestrutura da Ilha Grande: posto de saúde, posto policial, bombeiros, escolas, mercados, padarias, farmácia e dois cais (o Cais do Turismo e o Cais da Barca), que são os principais pontos de chegada de turistas do continente.
A Vila do Abraão também é morada do santo padroeiro da Ilha Grande: São Sebastião!
No centro da praça fica a Igreja de São Sebastião, referência histórica e cultural da Ilha Grande, cuja construção, data de meados do século XVIII.
E todo dia 20/01 tem festa na vila! Com procissão, barraquinhas de comidas e bebidas, fogos de artifício e até forró pé de serra, pra celebrar o santo padroeiro.
E já que estamos falando de referências históricas e culturais, aqui na Vila do Abraão temos muitas outras, como: as ruínas do Lazareto e o Aqueduto
Ruínas do Lazareto – Hospital, inaugurado em 1886 pelo imperador D. Pedro II, que servia como um abrigo provisório para imigrantes que chegavam da Europa contaminados pela cólera. Foi transformado em colônia penal em 1940 e finalmente demolido em 1954. Em suas ruínas, pode-se ver até hoje, as masmorras do antigo presídio.
Aqueduto – Com o objetivo de abastecer de água o Lazareto, a construção do aqueduto foi solicitada pelo próprio imperador D. Pedro II. Em 1873, os 26 arcos, distribuídos em 125 metros de pura beleza, foram erguidos pelas mãos de escravos à base de pedras e óleo de baleia.
E pra quem curte a natureza, aqui é o lugar! A Vila do Abraão além de ser ponto de partida para todos os passeios de barco e trilhas da ilha, também possuí encantadoras praias e cachoeiras, como a Praia de Abraãzinho, a Praia da Areia Preta com suas areias medicinais e a Cachoeira dos Escravos (famoso Poção), mas isso, é papo para um outro post.
E você, já esteve na Vila do Abraão? Deixe aqui nos comentários, qual é o seu cantinho preferido da Vila 😉
15 comentários em “A Charmosa Vila do Abraão”
Nesse momento eu estou na Vila do Abraão, aqui e um paraíso, um melhor lugar do Rio de Janeiro, olha que eu sou um carioca da gema, sempre quando posso estou aqui.
Melhor lugar do Rio de Janeiro! Concordamos plenamente com vc Silvio! A Ilha Grande é paraíso e a Vila do Abraão é nosso tesouro.
Que lugar lindo!!! Amo muito!!!
Oieeee Alex! Feliz de saber que vc ama nossa Vila querida
Vou sempre lugar muito bonito e aconchegante e volto pra casa renovado.
Renovação é a palavra, não é Sebastião. Aqui realmente é um lugar abençoado. Volte logo.
O nascer do sol nos meses de outono e inverno visto do mirante no caminho pra praia preta é encantador, não tem dinheiro que pague.
Izabela, isso é verdade! A gente adora fazer pinics lá naquelas mesinhas e contemplar o pôr do sol, depois de um dia de praia ou caminhada no Parque
Adoro passear no final da tarde na Vila e ver o por do sol ,depois ver as lojinhas ,assistir à missa no domingo na igrejinha e curtir um forró a noite !!!!Fora as praias da Ilha que são deliciosas !!Volto para o Rio com a energia renovada !!
Olá Myriam! A Ilha Grande tem esse poder renovador, não é mesmo! Obrigada pelo seu comentário 🙂
Sou apaixonada apaixonada por esse paraíso , já fui umas 4 vezes . Meu sonho é morar aí.
Oi Érika. Morar aqui realmente é maravilhoso! Caminhar todas as manhãs com esse visual, não tem preço.
Moro em Petrópolis/RJ e simplesmente amooooooo a vila do Abraão, essa semana conheci o restaurante Manjericão, que delícia de lugar, comida, e o atendimento 10 de toda a equipe, principalmente da atendente Fernanda.
Renata, que bom que vc ama a nossa Vila tão querida. Anotamos a dica do restaurante e vamos divulgar aqui para nossos hóspedes.
Oie Myriam! Renovação é realmente a palavra certa para o que a Vila do abraão faz com a nossa alma e o nosso corpo, né?! Tb amamos assistir ao pô do sol daqui